plano de actividades

Plano de Actividades para o triénio 2018-2020 (formato pdf)

(Aprovado na Assembleia-Geral Ordinária de 13 de Janeiro de 2018)

Para além da gestão financeira da Associação, da gestão e actualização do site, do atendimento a todos quanto nos solicitam informações, da venda de publicações e da divulgação de eventos no Facebook e site, a Direcção propõe-se desenvolver as seguintes actividades:

Estimular o desenvolvimento da didáctica, investigação e exploração multidisciplinar da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e áreas afins.

Congregar professores e investigadores daqueles domínios do conhecimento e defender os seus objectivos científicos.

Estudar, divulgar e debater os respectivos temas científicos, promovendo periodicamente seminários, congressos, conferências, jornadas didácticas e acções de formação.

1. Estimular a investigação e o desenvolvimento dos respectivos temas científicos, editando publicações periódicas conexas com os eventos referidos na alínea anterior.

2. Organizar a Conferência Internacional Geometrias’19, com um conjunto de palestras ministrado por personalidades convidadas de reconhecido mérito científico-didáctico e uma chamada de artigos dirigida a professores, estudantes e investigadores, com vista à divulgação e partilha de saberes e de experiências, em contexto informal, sobre as ciências da especialidade.

3. Editar publicações decorrentes da Conferência Internacional Geometrias, com os artigos seleccionados pela Comissão Científica.

4. Organizar as Jornadas Didácticas 2018 e as Jornadas Didácticas 2020, com o objectivo de partilhar experiências, conhecimentos e preocupações entre professores dos ensinos secundário e superior português, no âmbito da didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva e do Desenho.

5. Publicar o Boletim da Aproged #34, #35 e #36 (em versão digital e impressa), para publicação de artigos originais sobre temas relacionados com a Geometria, a Geometria Descritiva, o Desenho e áreas afins.

6. Contribuir para a formação contínua docente através da implementação de um Plano de Formação com cursos e oficinas relacionados com a didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e áreas afins.

7. Publicar anualmente uma análise dos resultados dos exames nacionais de Geometria Descritiva.

8. Sempre que oportuno, apresentar ao Ministério da Educação propostas de estratégias educativas implementáveis a nível curricular e de formação contínua de Professores.

9. Contribuir para a valorização da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e áreas afins, tanto no ensino secundário como no ensino superior, estimulando a implementação de projectos que visem a sua articulação e transdisciplinaridade.

10. Reafirmar a presença da Aproged na world wide web através da partilha de recursos educativos e da divulgação de eventos e contribuições inovadoras para os processos de ensino e de aprendizagem da Geometria, da Geometria Descritiva,do Desenho e áreas afins.

11. Promover a colaboração entre associados através da criação de grupos de trabalho, para apoio às actividades da Associação.

12. Estabelecer parcerias e actividades de colaboração entre a Aproged e associações congéneres estrangeiras, grupos de investigação e conferências de temáticas afins às Geometria se às Jornadas Didácticas.

13. Colaborar com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE, I.P.) ao nível do Conselho Consultivo.

14. Cumprir os Protocolos de Cooperação Institucional que vierem a ser celebrados entre o Ministério de Educação, a Direcção-Geral da Educação e a Aproged.

Lisboa, 13 de Janeiro de 2018. A Direcção da Aproged.