Plano de Actividades

Plano de Actividades para o triénio 2021-2023 (em pdf)

(Aprovado na Assembleia-Geral Ordinária de 13 de Fevereiro de 2021)

Para além da gestão financeira da Associação, da gestão do site, do atendimento a todos quanto nos solicitam informações, da venda de publicações e da divulgação de eventos através dos canais de comunicação da Associação, a Direcção propõe-se desenvolver as seguintes actividades:

1. Estimular o desenvolvimento da didáctica, investigação e exploração multidisciplinar da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e áreas afins. 

2. Congregar professores e investigadores daqueles domínios do conhecimento e defender os seus objectivos científicos.

3. Estudar, divulgar e debater os respectivos temas científicos, promovendo periodicamente seminários, congressos, conferências, jornadas didácticas e acções de formação.

4. Estimular a investigação e o desenvolvimento dos respectivos temas científicos, editando publicações periódicas conexas com os eventos referidos na alínea anterior.

5. Organizar as Jornadas Didácticas 2021 e as Jornadas Didácticas 2023, com o objectivo de partilhar experiências, conhecimentos e preocupações entre professores dos ensinos secundário e superior, no âmbito da didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva e do Desenho.

6. Organizar a Sessão Geometrias’22 integrada no 12º Congresso da International Society for the Interdisciplinary Study of Symmetry, que se realizará na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em Julho de 2022. Para esta sessão, a Direcção da Aproged convidará personalidades de reconhecido mérito científico-didáctico e dinamizará uma chamada de artigos dirigida a professores, estudantes e investigadores, direccionada para as aplicações da geometria num sentido amplo.

7. Editar a publicação “Polyhedra and Beyond. Geometrias’19, Porto, Portugal, September 05-07. Selected, revised and extended contributions” decorrente da Conferência Internacional Geometrias’19.

8. Publicar a última edição da publicação Boletim da Aproged, concretamente, o Boletim da Aproged #35.

9. A partir de 2022, publicar uma revista de periodicidade anual com artigos originais redigidos num conjunto limitado de linguas, sobre temas relacionados com a Geometria, a Geometria Descritiva, o Desenho e áreas afins. Os artigos que vierem a ser publicados em cada edição desta revista resultarão de uma chamada de artigos e da revisão de uma Comissão Cientifica de âmbito internacional.

10. Reafirmar a presença da Aproged na world wide web através da disponibilização, no site da Associação, de informações sobre os eventos organizados ou coorganizados pela Aproged, de publicações editadas pela Aproged e de recursos educativos diversos de acesso aberto relacionados com a Geometria, a Geometria Descritiva, o Desenho e áreas afins.

11. Implementar, gerir e dinamizar a área reservada do site com recursos específicos para os associados.

12. Contribuir para a formação contínua docente através da implementação de um Plano de Formação com cursos e oficinas de formação relacionados com a didáctica da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e áreas afins.

13. Sempre que oportuno, apresentar ao Ministério da Educação propostas de estratégias educativas implementáveis a nível curricular e de formação contínua de Professores.

14. Contribuir para a valorização da Geometria, da Geometria Descritiva, do Desenho e áreas afins, tanto no ensino secundário como no ensino superior, estimulando a implementação de projectos que visem a sua articulação e transdisciplinaridade.

15. Promover a colaboração entre associados através da criação de grupos de trabalho, para apoio às actividades da Associação.

16. Estabelecer parcerias e protocolos com associações congéneres nacionais e estrangeiras, grupos de investigação e conferências de temáticas afins às das actividades organizadas pela Aproged.

17. Colaborar com o Instituto de Avaliação Educativa no âmbito dos respectivos Conselho Geral e Conselho Científico,

18. Cumprir os Protocolos de Cooperação Institucional que vierem a ser celebrados entre o Ministério de Educação, a Direcção-Geral da Educação e a Aproged.

Porto, 13 de Fevereiro de 2021

A Direcção da Aproged,

Vera Viana, Helena Vasconcelos, Joana Maia, Luís Mateus e Teresa Pais